Marketing na Cozinha

Ação

15/03/2019

Budweiser em nova campanha conserta anúncios machistas dos anos 50

A marca de cerveja Budweiser refaz anúncios antigos e corrige histórico de machismo.

O machismo foi e ainda é em diversos casos muito predominante no mercado publicitário. Por isso a Budweiser resolveu refazer suas antigas campanhas e “consertar” elas para uma versão século XXI. A ideia principal da marca é eliminar o machismo empregado nas campanhas dos anos 50.

Essa época entre os anos 50 e 60 foram considerados como a era de ouro da publicidade americana. Foi o caminho à ser seguido pelo marketing nas décadas seguintes e se tornou icônica por revolucionar o modo como um produto era vendido aos consumidores. As maiores referências de campanhas dessa época eram as ações onde ilustrações mostravam um casal perfeito no estilo “American way of life“.

E um grande problema dessa fase foram os anúncios extremamente machistas. Reproduzindo a sociedade daquele tempo. A publicidade mostrava todo o tempo que a mulher devia ser submissa a seu conjugue, sendo obrigada a agradá-lo.

Portanto a Budweiser decidida a mudar esse passado tenta consertar suas campanhas antigas. Com a ajuda #SeeHer que luta pela representação adequada da mulher na publicidade.

Veja só como ficaram:

Peças publicitárias Budweiser

Esse primeiro anúncio é de 1956 onde é dito que a mulher se casou com “dois homens“, pois o marido possuía um “eu interior” e que a maneira de agradá-lo era com uma Budweiser.

No anúncio repaginado a legenda mostra que a mulher “descobriu que tem tudo” para mostrar que as coisas não se resumem ao casamento.

É nítido que ao invés de esperar o marido como na original a mulher está indo sair com suas amigas.

 

A campanha de 1958  podemos ver a mulher sendo colocada na posição de submissa, tendo que servir o marido. O homem segurando um martelo reafirmando sua posição de “homem da casa

No novo anúncio é visto que o mesmo casal estão sentados no chão tomando sua cerveja e comendo uma pizza. A frase que marca essa peça é “Onde há vida… há Bud“.

 

Na ação de 1962 o anúncio trazia um casal onde o marido estava chegando do trabalho com sua bebida em mãos. Enquanto sua mulher estava em casa preparando a comida. A chamada “Isso pede por uma Budweiser” relata a situação como o grande apetite que o marido chegava após o serviço.

Na reimaginada a mulher é acompanhada de seu cachorro. Aliás a chamada da nova campanha é “É sexta-feira, dia de beber uma Budweiser gelada e aproveitar um tempo para si“. Portanto mostrando uma mulher independente e livre.

E você caro leitor, o que achou dessa ação da Budweiser?

Até mais!

os posts

mais recentes

Especial

22/03/2019

The Boinas: Churreria vegana chega a São Paulo!

saiba mais

Ação

20/03/2019

KFC inaugura novas lojas em formato in-line

saiba mais

Ação

19/03/2019

Burger King vai dar um Whooper de graça para quem "queimar" o rival!

saiba mais

Promoção

15/03/2019

Promoção da Taco Bell e Peixe Urbano trazem Nachos a 9 centavos!

saiba mais