11/09/2018

Pesquisadores da UFSC criam sorvete que ajuda nos efeitos da quimioterapia

Ação

Fonte/ Reprodução: NSC TV

Sorvete é bom no calor, sorvete é bom no frio, sorvete é maravilhoso e quando tiramos o siso, só ele pode nos salvar. Sorvete é delícia na sobremesa e qualquer hora do dia. Aos meus leitores queridos, amantes desse geladinho a notícia de hoje não é só sobremesa, ou uma boa ação, se trata de uma descoberta incrível.

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolveram um sorvete que pode diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com câncer. Isso mesmo, uma sobremesa equivalente a um complemento alimentar, disponível em 3 sabores: chocolate, morango e limão.

Segundo o G1 Catarinense, os testes foram feitos durante um ano nos pacientes do Hospital Universitário da cidade. De acordo com alguns pacientes, como o caso de Gilda Martins, que passa por quimioterapia para um câncer linfático, o sorvete se transformou em um aliado e tanto: “Foi uma surpresa maravilhosa, o sorvete é delicioso e minimiza os efeitos da quimioterapia”, destacou a paciente.

Os efeitos colaterais do tratamento são conhecidos por serem agressivos o que dificulta a ingestão de alimentos pesados, grossos ou muito quentes, além de provocar reações, como feridas e sapinhos na boca, o que torna o sorvete um aliado anestésico. Um desenvolvimento desses não é só sobre sabor, é sobre solução também.

O sorvete foi desenvolvido em parceria com uma fábrica em Florianópolis e levou seis meses para chegar à fórmula desejada, que leva as frutas e outros ingredientes como azeite de oliva desodorizado, whey protein isolado, gordura de valor nutricional, fibra e não contém glúten ou lactose. Vai Brasil!

Por estar em período de testes com os pacientes do Hospital Universitário, ainda não é possível encontrar o produto à venda. Mas, se o projeto continuar sendo tão bem recebido e aceito, como foi aprovado pelos pacientes, é muito provável que possamos ver em breve essa criação se expandido por aí.

Até a próxima!

Notícias Relacionadas


    21/09/18

    Fica, vai ter bolo: Palmirinha vai dar cursos online com suas melhores receitas

    Ação

    Meus amiguinhos e amiguinhas, quem não gosta de vovó Palmirinha bom da cabeça não é! Pois pensando em sua legião de fãs firmes e fortes e que não a abandonam, Dona Palmirinha deu mais um passo rumo aos nossos corações e lançou seu novo curso online: “Fica, vai ter bolo!”. A iniciativa é uma parceria entre […]

    21/09/18

    Churras Veggie: Vila 567 promove festa sertaneja nesse final de semana

    Ação

    Se a diversidade é uma questão última e que coloca todo mundo no mesmo barco, no quesito comilança não poderia ser diferente. Vai ter churras veggie com legumes e vegetais sim! Então vegetarianos que não abrem mão de uma boa festa e baladeiros que topam qualquer negócio se o sabor for bom, a notícia da […]

    18/09/18

    70 anos do Riviera Bar: novo comando aponta novidades no cardápio e na casa

    Ação

    Aos boêmios de plantão, a noite é uma criança e o melhor ainda nos espera: O Riviera Bar faz 70 anos e volta com programação incrível. Nas mãos do empresário José Victor Oliveira, o bar que reside nas esquinas da Rua Consolação com a Avenida Paulista, ganhou uma repaginada no cardápio, com direito à novidades […]