11/05/2016

Uma velha e conhecida cerveja chamada América

Produto

Esse é o novo nome de Budweiser nos Estados Unidos. Calma. É temporário.

Durante as Olimpíadas e as eleições presidenciais americanas, a cerveja assume a sua postura patriota e quer inspirar os seus consumidores a celebrar os valores de liberdade e autenticidade.

BUD_12OZ_BOTTLE_JKR_SUMMER.0.0

Aliás, todo esse posicionamento já vem sendo trabalhado pela marca desde o último comercial do Super Bowl.

“América is in Your Hans”, estampado nas latinhas é uma maneira de saudar o país que é patrocinador do time olímpico dos Estados Unidos.

A mudança não acontece apenas no nome, mas também está em alguns detalhes do rótulo. De “King of Beers” para “De Muitos, um” (um lema Americano). De “The World Renowned” para  “Terra dos livres” e  a assinatura “Anheuser-Busch, Inc.” para “Liberty & Justice For All.”

america1

“Estamos embarcando em que deve ser o verão mais patriótico que esta geração já viu”, disse Ricardo Marques, VP da Bud sobre a iniciativa.

Será?

Do ponto de vista de branding, apenas uma interrogação fica na nossa cabeça: depois de tanto investimento em construção de marca, vale a pena dar uma tacada tão arriscada quanto essa? Mesmo com toda identidade visual e comunicação maciça?

As eleições estão cada vez mais confusas. E as Olimpíadas ainda é algo que, apesar de previsível (pelo menos considerando o histórico do desempenho do time americano), não é sinônimo de terra fértil para esse tipo de ação.

Sabemos que o patriotismo americano só aumenta desde o dia 11 de setembro.

Só resta saber se esse brinde dura até o final do novembro.

Notícias Relacionadas


    25/11/16

    Muito além do gourmet ou premium: o que está por trás de uma novidade nas prateleiras do supermercado? Sensações responde.

    Produto

    Quando o lançamento de um produto não tem o objetivo simplesmente de comunicar a novidade, mas também agregar de alguma maneira na vida do consumidor, a estratégia de comunicação acaba nos mostrando (e ensinando) algo a mais. Foi justamente o que fez Sensações para o lançamento do novo portfólio da marca. A partir de diversos […]

    09/11/16

    Um garoto propaganda presidente ou um presidente garoto propaganda?

    Produto

    Hoje o mundo foi apresentado ao homem que estará à frente da maior potência econômica mundial nos próximos quatro anos. Um “não político” assumido que usou todo o seu jeito de fazer marketing para vencer as eleições presidenciais americanas. O business está no DNA de Donald Trump que, ao longo da sua história, emprestou o […]

    17/09/16

    Receita da semana – Milkshake de Ovomaltine do Bob’s

    Benchmarking

    Muita gente que chega aqui pela primeira vez, acha que o Marketing na Cozinha é um blog de culinária, mas não. Não somos! Haha. Na verdade, curtimos falar justamente sobre o que acontece em torno das receitas e das cozinhas, no mundo das marcas e dos restaurantes. Como cozinhar não é o nosso forte, nós abrimos essa sessão […]